Terapia assistida por animais: saiba mais sobre esse assunto!

Terapia assistida por animais: saiba mais sobre esse assunto!

Depois de um dia cansativo no trabalho, nada melhor que chegar em casa e encontrar seu amigo de quatro patas te esperando, não é mesmo, tutor?

Animados, cheios de energia e super carinhosos, os animais de estimação trazem ainda mais alegria para a nossa vida, além de amor, companheirismo e muita diversão.

Não é de surpreender que muitos estudos falam sobre esse poder que os pets têm de deixar o nosso dia a dia ainda melhor. E, por isso, a terapia assistida por animais (TAA) pode ser muito importante para algumas pessoas. A TAA é uma prática que está ganhando espaço na medicina contemporânea e nós vamos abordar este assunto agora. Confira!

Terapia Assistida por Animais

A terapia assistida por animais é um tratamento sensível que precisa de acompanhamento de profissionais de saúde. Qualquer espécie de pet que passe por um preparo físico e que não apresente risco para o paciente pode participar, desde que o indivíduo tenha sido treinado e que tenha características para essa função.

Os animais utilizados na TAA são tão importantes para a melhora da saúde do paciente que são chamados co-terapeutas. Eles trabalham lado a lado do profissional da saúde e podem ajudar nos tratamentos para diversas doenças e condições de saúde.

Quais são os benefícios? 

Alguns estudos mostram que, após 15 minutos de convivência com animais, pacientes demonstram uma melhora significativa em sua saúde, como a diminuição da: ansiedade, pressão arterial, alta frequência cardíaca, triglicérides, colesterol, estresse e depressão.

Além disso, de acordo com especialistas, em médio prazo, a terapia assistida por animais pode melhorar diversos outros aspectos, como a: socialização, comunicação, memória, concentração, afetividade, autoestima, estabelecimento de vínculos e prática de atividades físicas.

Qualquer pet pode participar desta terapia?

Apesar da prática ser muito inclusiva, os pets precisam passar por um rígido controle de saúde antes de se candidatarem para tal atividade. Entre os cuidados necessários para participar de uma terapia, destacam-se: vacinação e vermifugação em dia, banho recente, unhas aparadas, controle de parasitas, não ingerir leite, não ingerir carne crua, visitas regulares ao veterinário e obedecer aos comandos de controle.

Meu pet pode participar de terapias?

Se você se apaixonou por essa prática e gostaria de participar, saiba que seu filho de quatro patas pode sim ser um pet que cura! Mas, é importante ressaltar, porém, que pets que desejam ser terapeutas precisam passar por um treinamento prévio, além de inspeções regulares de saúde.

Para isso, há ONGs que fazem cadastro de pets voluntários e toda a preparação para que seu amigo também leve alegria a outras pessoas.

Para saber mais sobre os benefícios que os pets trazem à saúde de nós, tutores, acompanhe as Redes Sociais do CIEV.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tel.: (41) 3024-3443
WhatsApp: (41) 99916-4150
Vista Alegre . Curitiba.PR
Rua André Zanetti, 144