Se podemos tirar algo positivo da quarentena resultante da Covid-19 é que podemos passar mais tempo com nossos pets em casa, porém, passeios não só são necessários como essenciais, e pelo menos por enquanto podemos fazê-los.
Estimular a ingestão hídrica é essencial para a manutenção do trato urinário dos nossos amiguinhos, porém, inevitavelmente, essa atitude resultará em um aumento do volume urinário. No caso dos cães, se possível, 3 passeios diários na calçada em geral é suficiente.
Cada cão tem uma rotina, para alguns uma pequena ida na grama em frente de casa é suficiente para total esvaziamento da vesícula urinária, para outros uma volta um pouco mais longa, parando em cada poste ou árvore é necessário. Esses passeios são tão importantes que na Espanha por exemplo, mesmo com confinamento total pela pandemia, os passeios com cães estavam liberados.
Para os felinos, estar mais tempo em casa significa limpar a caixa de areia mais vezes ao dia. Costumo brincar na consulta com os tutores: “Cada aperto de descarga é uma limpeza na caixa de areia dos gatos”. E nunca é bastante lembrar: O mínimo aceitável de caixa de areia para os gatos é o número de gatos na casa +1. Caixas de areia muito próximas são consideradas uma só.
Fique atento!
Se o seu cachorro ou gato apresentar necessidade de urinar muitas vezes durante o dia, levantar-se várias vezes à noite para urinar ou se a coloração da urina estiver amarela clara ou transparente, pode ser um alerta. Procure atendimento veterinário.
Não sabemos como serão os próximos dias, mas se por algum motivo não posso sair nem na calçada, como proceder? Começar a preparar um local na casa com jornal ou tapete higiênico e estimular seu cão a urinar neste local e presenteá-lo com agrados após ali urinar é uma excelente opção para a quarentena e posteriormente para o dia a dia.
Deixe um Comentário