Esses dias de isolamento têm sido desafiadores para muitas famílias. E assim, como pode afetar o estado emocional das pessoas, pode afetar também o estado emocional dos cães e dos gatos. Pensando nisso, elaborei com todo o carinho algumas orientações de comportamento, para que vocês, tutores, possam prevenir que o seu querido companheiro sofra de ansiedade nesses dias.
O primeiro ponto muito importante: mantenha a rotina previsível e o mais semelhante possível com a rotina que ele tinha antes da quarentena. Tanto para cães quanto para gatos, pois ambos são espécies rotineiras. As principais atividades que devemos manter de maneira previsível e semelhante ao que ele estava acostumado: 1 – Rotina de alimentação. Sirva o alimento nos mesmos horários em que ele já estava costumado. 2 – Rotina de dormir. Permita que ele durma e acorde nos mesmos horários, evitando barulhos excessivos nos horários que ele precisa dormir. 3 – Rotina de brincadeiras. Brinque e interaja, principalmente nos mesmos horários que costumava fazer quando da rotina usual da família. 4 – Rotina de passeios. Mantenha os passeios nos mesmos horários, tomando todos os cuidados com limpeza de mãos e pés quando voltar. 5 – Rotina de escovação e carinho, tanto quanto e até mais do que antes.
Além disso, adicione mais atividades e interações positivas com seu pet:
- Aproveite esse tempo em casa para fazer carinho mais vezes por dia.
- Escovação dos pelos é uma ótima interação positiva. Se seu cão ou gato não estão habituados a serem escovados, aproveite esses dias para experimentar diferentes escovas e formas de escová-lo até encontrar uma que ele goste.
- Brincadeiras ativas dentro de casa são essenciais, tanto para os gatos quanto para os cães, principalmente se você estiver reduzindo o tempo de passeio na rua.
- Ensine novos comandos de obediência! Esse é um ótimo enriquecimento cognitivo. Toda vez que o animal aprende algo novo, sente-se mais feliz.
- Crie brinquedos recheados com alimentos novos. Quanto mais novidades positivas no ambiente, melhor. Esses brinquedos com comida também servem como um desafio mental.
- Cozinhe uma comida diferente e saudável bem saborosa para seu cão.
- Descubra novos sabores que ele possa gostar, como frutas e legumes saudáveis.
- Ensine seu gato a se habituar à uma peitoral, depois que passar a quarentena ele estará pronto para começar a passear na guia.
- Dê banho em seu cão em casa (lembre-se: gatos não devem tomar banho).
Fazendo tudo isso, é possível que seu animal de estimação não desenvolva ansiedade, mas de qualquer forma, cito aqui alguns exemplos de sinais de ansiedade, para ficarem atentos:
Cães: latir excessivamente, andar irrequieto, pular mais, chorar, dormir menos, dormir mais, seguir você por todos os lugares e chorar quando fica separado, se coçar ou lamber excessivamente, dentre outros.
Gatos: agressividade, dormir mais, evitação e isolamento social, ficar entocado muito tempo no mesmo local, diminuição ou aumento do apetite, intolerância ao toque, dentre outros.
Caso perceba que o seu pet está apresentando sinais de ansiedade durante o isolamento, procure um médico veterinário comportamentalista.
Deixe um Comentário