Outubro chegou, e com ele, uma causa importante que merece a nossa atenção: o mês de conscientização e prevenção contra o câncer de mama.
Muito se fala sobre essa doença nos dias atuais, contudo, muitos tutores não sabem que ela também podem acometer os animais de estimação.
O câncer de mama é o crescimento descontrolado de células da mama que aqdquiriram características anormais, anormalidades estas causadas por uma ou mais mutaçõesno material genético da célula.
Ocorrência
Os tumores mamários se tornam comuns à medida que a idade dos animais vai avançando, e estima-se que em torno de 20-30% das gatas e cadelas que não foram castradas precocemente irão desenvolver câncer de mama durante suas vidas. A utilização de hormônios anticoncepcionais aumentam mais ainda esta incidência. Infelizmente, na maior parte dos casos, os tumores de mama são malignos, porém se termos um diagnóstico e tratamento precoce a chance de cura é extremamente grande.
Sintomas
O diagnóstico da doença é relativamente fácil, na palpação da glândula mamária podem ser palpados:
- Nódulações que podem ser desde nódulos muito pequenos – menores que um grão de arroz até tumorações de proporções bastante grandes
- Inchaços persistentes
- Dor, incômodo ou lambedura excessiva
Porém nem sempre a doença tem sinais clínicos tão evidentes. Por esta razão, a avaliação clínica do paciente com uma palpação mais minunciosa pode diagnosticar lesões mais iniciais, ou formas mais atípicas de apresentação da doença.
Prevenção
Sabe-se que a castração precoce diminui significativamente a incidência dos tumores de mama e que nunca se recomenda a utilização de trapias hormonais anti-concepcionais.
Quer saber mais sobre este assunto, tutor? Vamos contar com a contribuição dos nossos especialistas para trazer ainda mais informação sobre este tema. Nós contamos com a sua interação!
Deixe um Comentário