Meu pet tem mau hálito, e agora?

Meu pet tem mau hálito, e agora?

Com a chegada das férias é hora de pegar a estrada e os pets não podem ficar de fora! Mas quando a família toda está dentro do carro, todo mundo se incomoda com aquele “bafinho” do cachorro ou do gato.

Você sabia que esse bafo, que os médicos veterinários chamam de halitose, é um sinal de que algo não vai bem na boca do seu animal?

 

Quais doenças orais podem estar associadas à halitose?

– Doença Periodontal

– Gengivite

– Ulcerações na mucosa

– Neoplasias orais

 

 

Como tratar a halitose?

Primeiro, o seu pet deve passar por uma consulta com o médico veterinário. Dessa forma, ele vai poder avaliar e identificar a causa do mau hálito.

A causa mais comum nos animais domésticos é a doença periodontal. Ela pode acometer até 90% dos animais adultos! A proliferação bacteriana e a inflamação gengival causada por essas bactérias levam à piora da halitose. Se o seu animal passar pelo tratamento odontológico, em alguns dias ele estará sem bafinho!

As gengivites e ulcerações na mucosa também levam à halitose e vão ser tratadas individualmente e de forma a descobrir sua causa.

Neoplasias orais podem ser um pouco mais preocupantes e devem ser tratadas pelo dentista veterinário em parceria com o oncologista veterinário e, quanto antes diagnosticado, melhor para o seu amigo de estimação.

Então, o tratamento da halitose deve ser feito depois de descobrir o que está causando o mau cheiro na boca. Por isso é tão importante consultar o veterinário especialista.

 

Tem como prevenir?

Sim! Lembra que a causa mais comum da halitose é a doença periodontal? Então, vamos prevenir a halitose se não deixarmos o cálculo dentário (“tártaro”) se formar. E a gente faz isso por meio da escovação dentária diária. Isso mesmo, precisamos escovar os dentes dos cães e gatos TODOS OS DIAS! Mas antes de começar qualquer higienização oral, consulte o dentista veterinário para saber se o seu amigão não está com a doença periodontal instalada. Se ele tiver cálculo dentário e gengivite, a escovação irá causar dor.

Como falamos anteriormente, existem outras causas para a halitose além da doença periodontal, então você deve higienizar a cavidade oral do seu bichinho com frequência e aproveitar esses momentos para dar uma boa olhada na boca toda. Se encontrar qualquer aumento de volume, úlcera ou inflamação, leve-o ao dentista veterinário.

 

Um pet sem bafinho é um pet feliz e saudável!

 

Assim, a família toda pode aproveitar uma boa viagem de férias!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tel.: (41) 3024-3443
WhatsApp: (41) 99916-4150
Vista Alegre . Curitiba.PR
Rua André Zanetti, 144