Lambedura excessiva: saiba mais sobre esse assunto!

Lambedura excessiva: saiba mais sobre esse assunto!

Você sabe que a lambedura excessiva pode ser um transtorno comportamental nos cães?

Os pets naturalmente podem lamber as mãos ou os pés algumas vezes por dia para se limpar, mas esse é um comportamento pouco frequente e que praticamente não deve ser visto pelos tutores.

Quando o cão começa a realizar a lambedura dos membros de maneira mais repetitiva a ponto de ser sempre percebido com mais frequência pelos tutores e deixar os pelos úmidos, isso pode ser considerado um comportamento anormal.

Essa lambedura que chamamos de excessiva está relacionada a ansiedade, e pode também acontecer em outras partes do corpo como a cauda, as pernas, ou outras. Dessa forma, é importante diagnosticar se o cão tem alguma doença de pele que pode estar desencadeando esse sintoma.

Entretanto muitos cães, que não tem uma condição de pele, podem desenvolver uma doença comportamental que o leve a se lamber excessivamente. Também é possível que os amigões que possuem doenças de pele tenham seus sintomas piorados por questões emocionais. A ansiedade, a falta de atividades, frustração e punições estão entre as principais causas para o desenvolvimento deste problema.

O comportamento pode se tornar tão repetitivo a ponto de se tornar compulsivo, tornando-se um tipo de transtorno-obsessivo-compulsivo, também chamado de TOC. O TOC é uma doença que acomete humanos, cães e gatos.

O nosso conselho é: perceba o seu companheiro apresenta alguns destes sintomas. Se sim, entre em contato com um médico veterinário de confiança e realize o diagnóstico correto. O tratamento se dá por meio da terapia comportamental, podendo ser necessário ou não o uso de medicações.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tel.: (41) 3024-3443
WhatsApp: (41) 99916-4150
Vista Alegre . Curitiba.PR
Rua André Zanetti, 144