Você já percebeu que seu cão espirra?
Assim como em nós, um cheiro forte, poeira, secreção nasal e tantos outros fatores podem gerar espirro em nossos pets. O espirro nada mais é que um mecanismo de defesa do nosso organismo, que acontece quando ocorre alguma obstrução ou irritação da via aérea. Se manifesta como um alto fluxo de ar que vem dos pulmões, ou seja uma força de dentro para fora.
E o espirro reverso?
Como o nome já diz, aqui é um espirro “ao contrário” onde a força do ar, é de fora para dentro, é como se o cão estivesse puxando o ar. Situação também chamada de respiração paroxística inspiratória. Geralmente o cão fica numa posição mais estática, pode esticar o pescoço e abrir um pouco as patas da frente, também emite um ruído alto. Para quem vê a crise pela primeira vez, pode ficar bastante assustado e achar que o cão está afogado ou tendo uma crise de falta de ar. Felizmente as crises normalmente não duram muito mais que um minuto.
Por que o espirro reverso acontece?
Por ser um mecanismo de defesa do organismo pode acontecer por vários motivos. Principalmente quando há alguma obstrução ou irritação da cavidade nasal, causada por diferentes situações, como: inflamação, infecção, tumores, pólipo nasal, parasitas, corpo estranho ou ainda por alteração anatômica como em cães que tem palato elongado. Não há evidências científicas, porém cães muito ansiosos parecem manifestar o espirro reverso esporadicamente por alteração comportamental.
Tem alguma raça mais predisposta a ter o espirro reverso?
Cães de qualquer raça e tamanho podem ter o espirro reverso. Mas é muito mais comum em cães de raças pequenas como spitz alemão, dachshund, lhasa apso, shitzu entre outros. Os cães de raça braquicefálicas (focinho achatado) como buldogue francês, pug, pequinês também podem ter maior predisposição devido alterações anatômicas. Se você que está lendo tem um gato? Não se preocupe, essa situação é particular do cão.
O que fazer se meu cão tem espirro reverso?
Durante o espirro reverso, é importante manter a calma, para não deixar seu pet ainda mais ansioso e piorar a crise. Algumas manobras como assoprar o focinho, fechar as narinas por alguns segundos, massagear a garganta, podem ajudar a cessar o espirro. Se as crises passarem a ser recorrentes, é importante levar seu cão para avaliação com médico veterinário especialista. Alguns exames poderão ser solicitamos para diagnosticar a causa específico dos espirros.
No vídeo, vemos a Mali, paciente da Dra. Mariana, tendo uma crise de espirro reverso. Ela já está em tratamento, passou por exames anteriormente, foi diagnosticado um quadro de rinite inflamatória.
Dica: cada cão pode manifestar o espirro reverso de um jeito um pouco diferente, por isso tente filmar os sintomas que seu cão tem, assim na consulta poderemos entender o que está acontecendo.
Deixe um Comentário