Cardiologia

cardiologia

A cardiologia veterinária é uma especialidade que visa diagnosticar, tratar e melhorar a qualidade de vida do paciente que apresenta alguma alteração cardíaca. Os principais sinais clínicos que os animais podem manifestar são: cansaço fácil, tosse, dispnéia (dificuldade respiratória), cianose (mucosas azuladas), e síncope (desmaios).

A avaliação cardiológica se faz necessária durante a rotina clínica. Os animais podem apresentar arritmias em qualquer fase da vida. Os mais idosos tendem a desenvolver algumas cardiopatias mais comuns; como no caso dos cães, a degeneração mixomatosa valvar mitral e/ou tricúspide, além de algumas cardiomiopatias, como a dilatada. Já as doenças mais comumente encontradas nos felinos são as cardiomiopatias hipertrófica, restritiva e dilata.

Não são apenas os mais idosos que devem passar por uma avaliação cardiológica. Filhotes de cães e gatos podem apresentar alterações congênitas. É necessária também em animais que vão passar por algum procedimento cirúrgico, ou que precisem de sedação. Até mesmo aqueles que vão para a quimioterapia precisam ser avaliados.

Check-up cardiológico

O check-up inclui exames como: ecodopplercardiografia, eletrocardiograma, mensuração da pressão arterial e Holter.

Ecodopplercardiografia

É o exame padrão ouro para fazer o diagnóstico das principais doenças cardíacas, como as doenças de valva, miocardiopatias, defeitos anatômicos, neoplasias e efusões pericárdicas. É o exame que melhor pode avaliar a função miocárdica, portanto o seu uso na rotina é fundamental, inclusive como exame pré operatório.

Eletrocardiografia

É o exame que analisa apenas o ritmo cardíaco. Ele deve ser solicitado quando se tem uma suspeita de arritmia cardíaca. Esse exame não deve ser solicitado caso se tenha suspeita de outras doenças cardíacas que não sejam arritmias. Pode ser solicitado como avaliação pré operatória. É um exame de curta de duração, em média entre 2 e 5 minutos.

Mensuração da pressão arterial

É fundamental na rotina clínica cardiológica. É um exame que se faz presente em todas as consultas e reavaliações de pacientes cardiopatas.

Holter

Nada mais é do que um eletrocardiograma de duração de 24 até 48 horas. Ele fornece o traçado eletrocardiográfico do animal, em seu próprio ambiente. Esses exames são fundamentais tanto para o diagnóstico como avaliação do tratamento das arritmias.

Diagnosticar doenças, melhorar a qualidade de vida

Com um bom acompanhamento cardiológico, temos a possibilidade de diagnosticar as doenças cardíacas de maneira precoce, prolongando e melhorando a qualidade de vida do seu paciente. O CIEV, em parceria com a Heart Care, oferece o serviço de atendimento especializado, além de realizar todos os exames necessários.


Cursos.
Curso prático de aprimoramento em Neurologia
Curso prático de aprimoramento em Neurologia

Coordenação: prof. Alexandre Schmaedecke

Curso prático de aprimoramento em Ortopedia de cães e gatos
Curso prático de aprimoramento em Ortopedia de cães e gatos

Coordenação: Alexandre Schmaedecke

Aprimoramento em Neurologia e Neurocirurgia em cães e gatos
Aprimoramento em Neurologia e Neurocirurgia em cães e gatos

Coordenação: prof. Milton Morishin

Curso Avançado de Ortopedia
Curso Avançado de Ortopedia

Alexandre Schmaedecke e grandes nomes da Ortopedia