Costumo dizer que a desidratação é o pior inimigo dos rins e com a chegada do verão alguns cuidados devem ser redobrados para mantermos nossos amiguinhos hidratados.
Evite passeios entre 10h e 16h, principalmente nos dias mais quentes. Mesmo nos passeios em horários ou dias mais “fresquinhos” leve um pote com água fresca e ofereça com regularidade.
Espalhe potes de água pela casa e quintal. Para os felinos use potinhos de tamanhos e formatos variados, posicione-os em locais altos e estratégicos. Potinhos em quinas entre paredes devem ser evitados, pois os felinos gostam de beber água olhando o ambiente. Ao menos uma fonte com circulação de água é quase que obrigatória para os gatos.
Pedrinhas de gelo nos potes podem estimular o aumento da ingestão de água, além de entreter nossos amiguinhos e reduzir o estresse. Sucos e águas saborizadas (orientados por um veterinário) são sempre bem-vindos.
Adicionar líquido na dieta é uma excelente forma de mantê-los hidratados, sachês e ração em lata adicionados com um pouco de água em duas refeições diárias auxiliam a manter a hidratação e a saúde do trato urinário.
Atenção redobrada em pets idosos e doentes crônicos!
Algumas doenças interferem diretamente na capacidade dos rins de manter o equilíbrio hídrico, resultando em aumento do volume urinário e, consequente, aumento da ingestão de água. Se observar esses sinais em seu cão ou gato redobre a oferta de líquidos e procure o quanto antes atendimento veterinário. Jamais deixe seu amiguinho sem acesso à água.
Deixe um Comentário