Conheças as alergias mais comuns em cães no verão

Conheças as alergias mais comuns em cães no verão

A Dermatite Atópica em cães é uma doença de pele muito comum, seu principal sinal clínico é a coceira sem causa aparente. A coceira ocorre principalmente nas patas, ao redor da boca e olhos, orelhas, pescoço, axila, abdome e virilha.

O ato de lamber as patas nem sempre está correlacionado com ansiedade, pode ser um sinal de coceira, e a causa pode ser alérgica.

 

O que faz o cão se coçar?

Muitas podem ser as causas de coceiras nos cães e, normalmente, não é um único fator que desencadeia a coceira neles.

Primeira coisa que devemos entender: é uma doença genética! Seu cão nasceu com essa doença, por isso ele sempre precisará de cuidados.  Os sinais clínicos podem iniciar entre os seis meses até os três anos de vida, e pode se agravar com o tempo se não for controlada nessa fase inicial.

Fatores que podem desencadear alergia nos cães: pulgas, ácaros, pólens, fungos, alimentos. E vale lembrar que ele pode ser alérgico a mais de uma coisa, fique atento!

Além disso, temos fatores que pioram os quadros de alergia, como cobertores ou roupas de lã, tapetes, produtos de limpeza, perfumes, talcos, até mesmo os xampus podem piorar a coceira, se não forem específicos para a pele de cão alérgico.

Como minimizar a exposição do cão a esses desencadeantes?

  • Manter o animal em locais arejados;
  • Uso de coberturas impermeáveis e antiácaros nos colchões ou camas;
  • Limpeza ambiental e aspiração de pó periódicas;
  • Remoção de carpetes, tapetes, cortinas etc.;
  • Restrição ao contato com a grama orvalhada ou após o seu corte;
  • Estocagem da ração em lugar limpo e seco;

 

Em épocas mais quentes como a primavera e verão, os pólens de arbustos e gramíneas causam muitas alergias nos cães, além disso, as altas temperaturas aumentam a incidência de pulgas, por isso, oo uso regular de antipulgas é indicado como prevenção nesses pacientes.

 

Banhos e escovação, ajudam?

Sim! A escovação auxilia a remoção de pelos que caem muito nessa época do ano, deve ser realizada periodicamente, pelo menos uma vez ao dia.

Os banhos devem ser realizados sempre com produtos hipoalergênicos, a temperatura da água utilizada não deve ser quente, a pele não deve ser intensamente friccionada e o tempo de banho deve ser curto.  Não se devem usar secadores quentes após os banhos e a secagem do animal deve ser realizada, preferencialmente, em temperatura ambiente ou com o uso de sopradores.

O uso de substâncias irritantes não específicas, como sabões pesados, perfumes, tintas e talcos deve ser evitado. Além dos banhos, devemos hidratar muito a pele, ela é a peça fundamental no controle da doença!

O Médico Veterinário poderá sempre lhe auxiliar na escolha do melhor produto para o seu pet. Agende uma consulta no CIEV!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tel.: (41) 3024-3443
WhatsApp: (41) 99916-4150
Vista Alegre . Curitiba.PR
Rua André Zanetti, 144