O passeio costuma ser um evento e tanto na vida de um pet! No entanto, por incrível que pareça, nem todos os animais de estimação são acostumados a sair na rua para ter momentos de alegria e diversão com outros cachorros.
Isso porque, antes de cada passeio, é preciso acostumar o pet com a coleira e demais cuidados necessários para que tudo ocorra bem. Por isso, confira agora algumas dicas de como acostumar o seu cachorro com a coleira.
1. Deixe que o pet cheire e investigue o acessório
Assim que compram o acessório, muitos tutores querem logo colocá-lo no filho de quatro patas, mas essa ação pode gerar desconforto ao animal. Afinal, estamos falando de um objeto novo, esquisito, que limita a movimentação do cão e ainda faz uma série de barulhos.
Portanto, antes de colocar a coleira para passear com o seu companheiro de quatro patas, segure-a nas mãos, chame o seu pet para ele se aproximar da coleira no tempo dele.
2. Escolha um local tranquilo para colocar a coleira
Coloque a coleira em um lugar tranquilo, sem muitas informações. Dessa forma, são menores as chances do cachorro ter uma reação negativa. A princípio, depois de colocar o acessório, mantenha o cãozinho solto, sem segurar a guia, até que ele se acostume.
3. Utilize petiscos para uma associação mais positiva
Quanto antes o pet associar esse novo hábito como algo positivo, melhor será a sua adaptação. No caso do uso da coleira, os petiscos podem ser usados em todas as etapas do processo para facilitar essa associação.
4. Comece passeando dentro de casa
Depois de acostumar o pet com a coleira, passeie com ele dentro de casa, segurando a guia com tranquilidade, sem puxá-lo. Veja como seu amigo se comporta e procure recompensá-lo com petiscos.
5. Proporcione uma experiência de passeio agradável
Desde que o cachorro com coleira se acostume a usar o acessório, o passeio tende a ser uma experiência muito agradável. Tanto é que, com o tempo, torna-se desnecessário o uso de petisco para colocar a guia. O próprio passeio já se torna a recompensa e a associação positiva ao acessório.
Gostou das dicas de como acostumar cachorro com coleira? Continue acompanhando o blog do CIEV para mais informações sobre como melhorar ainda mais a qualidade de vida do pet!
Deixe um Comentário