Já é de conhecimento de todos os perigos da exposição à radiação solar. Mas você sabia que os animais também podem sofrer queimaduras por essa exposição? Assim como em seres humanos, os danos causados pelo sol podem também levar ao câncer de pele. Então, como podemos proteger nossos animais de estimação aos raios nocivos do sol? Quais alterações na pele devemos ficar de olho e suspeitar de ser um câncer de pele? E quando os animais precisam de proteção contra o sol?
Embora o pelos proporcionem um pouco de proteção, os animais podem sofrer queimaduras solares, especialmente em áreas onde o pelo é mais rarefeito. As áreas mais propensas a queimaduras solares em felinos são as pontas das orelhas e nariz e, em cães, a pele da região abdominal/inguinal que, geralmente, tendem a possuir uma menor cobertura de pelos. Alguns animais de estimação precisam de mais proteção e um maior cuidado do que outros como: animais com pelagem branca (raças como pitbull, dogo argentino, bull terrier) e com pouco pigmento melânico.
Como posso proteger meu animal de estimação do sol?A melhor maneira de proteger seu animal de estimação é mantê-lo longe do sol:· Evite ao máximo a exposição ou até mesmo passear com cães nas horas do dia onde o sol é mais forte (das 10h às 16h)· Áreas como canis podem ser cobertos com telas/malhas que reduzem a passagem total ou parcial dos raios solares e podem ser encontrados em lojas agropecuárias· A utilização de protetor solar é bastante discutível, visto que os animais se lambem e existe a necessidade de reaplicação do protetor a cada 3-4 horas – Procure por um protetor seguro para animais de estimação ou consulte um médico veterinário para que ele prescreva algum que seja seguro. Ele deverá ser passado em áreas sensíveis ao sol, como as orelhas e o nariz do animal e região abdominal. Sinais de câncer de pele em animais de estimaçãoOs raios UV podem fazer alterações prejudiciais às células da pele. Com o tempo, essas alterações podem levar ao câncer de pele. Existem diferentes tipos de câncer de pele e nem todos são causados pelo sol. No entanto, os danos causados pelo sol podem levar alguns animais a desenvolver alguns tipos de câncer e o mais comum é chamado carcinoma espinocelular. Este câncer não é tão comum, mas é importante tratar de forma precoce, pois pode se tornar com o tempo um tumor bastante agressivo. É de extrema importância conhecer os sinais de alerta deste tipo de câncer: Fique atento a quaisquer alterações na pele do seu animal de estimação, principalmente nos locais mais favoráveis (pontas de orelha e focinho em gatos) e na região abdominal/inguinal em cães. Estas alterações podem ser feridas que não cicatrizam, lesões cutâneas avermelhadas ou descamativas, nódulos ou até mesmo tumores. Lembre-se: o diagnóstico e o tratamento precoce salvam vidas!
Deixe um Comentário