Campanha do CIEV destaca a importância da doação de sangue para cães e gatos

Campanha do CIEV destaca a importância da doação de sangue para cães e gatos

‘Amor em Doar’ incentiva a doação de sangue nos dias 14 e 15/06, no CIEV

 

Assim como os humanos, os pets também sofrem com a escassez de bolsas de sangue. No Brasil, o número de doadores ainda está muito abaixo do necessário para suprir a demanda. Pensando nisso, O CIEV – Centro Integrado de Especialidades Veterinárias está promovendo uma campanha para incentivar a doação de sangue para cães e gatos, nesta sexta-feira, 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, das 9h às 17h. A ação se estenderá também no sábado (15), das 9h às 12h. O evento será realizado no CIEV – hospital veterinário 24h – localizado na Rua André Zanetti, 144, no bairro Vista Alegre, em Curitiba. O processo é gratuito e dura em torno de 15 minutos. Em cada doação são retirados, em média, 450 ml de sangue nos cães e de 20 a 40 ml de sangue nos gatos.

A campanha intitulada `Amor em Doar´ tem como objetivo conscientizar tutores sobre a importância da doação de sangue animal e mudar o cenário de muitos bancos de sangue que estão com o estoque zerado. De acordo com o médico veterinário do CIEV, Edgar Carvalho, a causa não traz nenhum risco para o pet e leva esperança de vida para um animal que precisa dessa transfusão de sangue. “É preciso se colocar do outro lado e imaginar que poderia ser o nosso pet precisando dessa mão amiga. As pessoas precisam se conscientizar e abandonar o receio da doação, já que os animais doadores não sofrem ou são prejudicados”, explica o médico veterinário.

Assim como em humanos, muitas doenças em cães e gatos levam à necessidade de transfusão de sangue. As situações mais comuns são: cirurgias, atropelamentos, doenças causadas pelo carrapato, doenças renais ou infecciosas, entre outras.

Para doar sangue e ajudar a salvar a vida de outros pets, cães e gatos precisam atender alguns pré-requisitos, como: pesar acima de 25kg (cães) e 4kg (gatos); ter entre 1 e 8 anos de idade; estar com a vacinação e vermifugação em dia, além de serem dóceis e saudáveis. Além da atitude nobre, os bichinhos doadores também possuem vantagens, já que, por meio do sangue retirado, garantem um diagnóstico completo por exames que avaliam a saúde do pet, entre eles, o hemograma, testes para doenças transmitidas por carrapato, leishmaniose e FIV (conhecida popularmente como a aids felina).

 

Sobre o CIEV:

O CIEV – Centro Integrado de Especialidades Veterinárias conta mais de 15 especialidades e dispõe de uma estrutura completa com atendimento emergencial 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados, com exames, diagnóstico por imagem e cirurgias. O Amor em Cuidar e a Excelência são os pilares que norteiam o trabalho da equipe, que preza pelo bem-estar e a forma humana em atender os pacientes de quatro patas.  Saiba mais em www.ciev.vet.br

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tel.: (41) 3024-3443
WhatsApp: (41) 99916-4150
Vista Alegre . Curitiba.PR
Rua André Zanetti, 144