AT-502 Alopecia X: saiba mais sobre a doença que faz os pelos do pet caírem! – CIEV

Alopecia X: saiba mais sobre a doença que faz os pelos do pet caírem!

Alopecia X: saiba mais sobre a doença que faz os pelos do pet caírem!

Muitas vezes os tutores acreditam que as doenças dermatológicas apresentam coceira e mal-estar na rotina do pet, mas nem sempre é assim. Este é o caso da Alopecia X, doença de pele não inflamatória e que não causa coceira na pele do pet.

Considerada uma doença genética e de causa ainda desconhecida, afeta até 2 vezes mais cães machos do que fêmeas. A alopecia X é frequentemente observada em cães da raça como Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia), e ChowChow.

Para o diagnóstico desta doença, o animal deve ser de raça predisposta, com início dos sinais clínicos entre 2 a 6 anos, seguir o padrão da alopecia (queda de pelo) característica, e não possuir nenhum outro sinal clínico sistêmico.

Além disso, é fundamental que ocorra a exclusão de diagnósticos diferenciais, como o de doenças endócrinas, neoplasias de gônadas, displasias foliculares ou doenças parasitárias. Dessa forma, o diagnóstico de Alopecia X pode ser feito por meio do histórico, sinais clínicos do animal e, alguns casos, por meio de uma biópsia de pele.

Agora confira algumas perguntas e respostas preparadas pela nossa equipe para
tirar as suas dúvidas.

Todos os animais podem apresentar essa doença?

A doença acomete principalmente animais de 2 a 6 anos de idade.

Quais são os sintomas dessa doença?

Seus principais sinais clínicos incluem a perda gradual de pelos nas regiões de períneo, lateral da coxa e pescoço, poupando apenas a cabeça e os membros.

Além disso, os pelos apresentam intensa fragilidade e a pele pode se tornar mais escura e seca.

Qual é a importância do tratamento adequado?

Quando ocorre a doença temos que pensar além do problema estético de queda de pele, mas na função dos pelos para o cão, como a proteção térmica, tanto para perda de calor como para excesso de temperatura, os pelos ajudam no controle térmico dos cães.

Quais são os cuidados para essa doença?

Hidratação da pele de forma constante e uso de protetor solar adequado. Nos cães que apresentam coceira devemos ter o cuidado redobrado com a pele, pois as agressões físicas são maiores sem a proteção dos pelos. Além disso, o pet deve ter um acompanhamento constante com o médico veterinário dermatologista.

Quais são os medicamentos e tratamentos indicados?

Atualmente existem no mercado diversos tratamentos, que incluem o uso de medicamentos por via oral e simultaneamente a realização de tratamentos alternativos como o microagulhamento, que visa estimular o folículo piloso, já que o mesmo se encontra em estado de dormência folicular.

Como funciona o microagulhamento?

O microagulhamento é uma técnica relativamente nova, mas que já vem sendo bem empregada na rotina diária dermatologia veterinária para o tratamento da Alopecia X, com índices de repilação que podem chegar até 90%.

Constitui-se em um estímulo físico realizado por meio da utilização de aparelhos com microagulhas (roller ou caneta) diretamente na pele dos animais.

Observa-se imediatamente após o procedimento que a pele do animal ficará avermelhada, podendo até ficar inchada, mas somem dentro de algumas horas. Após algumas semanas (em média de 4 semanas), inicia-se o crescimento folicular. Alguns pacientes requerem mais de uma sessão de microagulhamento, o que deve sempre ser acompanhado por um médico veterinário de confiança.

A DermatoVet, Clínica parceira do CIEV, está sempre buscando inovações para o tratamento de seus pacientes, visando sempre a qualidade de vida e bem estar de seus pacientes.

Para saber mais, entre em contato conosco.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tel.: (41) 3024-3443
WhatsApp: (41) 99916-4150
Vista Alegre . Curitiba.PR
Rua André Zanetti, 144