Se você já teve que internar seu melhor amigo de quatro patas, sabe que este é um momento de muita saudade e expectativa, não é mesmo, tutor?
Dependendo da causa que levou o pet ao internamento, a escolha pela alimentação mais adequado favorece a sua recuperação. A ampliação das opções com dietas feitas com ingredientes frescos poderá atender aos pacientes que já fazem uso deste tipo de alimentação em casa ou quando o estágio da doença indicar este tipo de cuidado especial, fazendo parte do tratamento de forma temporária ou contínua, dependendo do caso.
A Nutrição Animal vem apresentando a oferta de produtos com conservantes naturais, sem corantes e sem transgênicos aos cães e gatos. Tecnologias seguras oferecem praticidade, criando um novo mercado nas lojas de rações, a dos “Produtos Naturais”:
– Rações industrializadas que atendem a estes conceitos e incluem ingredientes funcionais.
– Refeições completas com ingredientes frescos congelados.
– Refeições completas desidratados,
– Refeições completas enlatadas,
– Refeições completas em embalagens de vidro e longa vida.
Acompanhando esta corrente, médicos veterinários reúnem o conhecimento da nutrologia e da nutrição na elaboração de dietas terapêuticas balanceadas, personalizadas, feita com ingredientes frescos, possíveis de serem preparados em casa, que colaboram em tratamentos como: dermatites, alergias, artrites, gastrointerites, pancreatites, doenças renais, diabetes, obesidade, câncer e bem-estar em pacientes terminais.
Dessa forma, uma “dieta caseira biologicamente adequada”, completa e balanceada promove a absorção dos nutrientes, colaborando no tratamento e na recuperação da saúde em geral.
Este tipo de dieta é preparada com carnes, batatas e vegetais frescos, preparados em proporções definidas através de fórmulas que garantem o fornecimento de energia e nutrientes necessários à recuperação e manutenção da saúde.
Particularidades individuais do pet como idade, nível de atividade e patologias são consideradas e precisam atender as diretrizes nutricionais estabelecidas pelo NRC – Nacional Research Council (“Your Dog’s Nutricional Needs PDF”).
Vale lembrar da importância da correta preparação, suplementação e conservação. Atualmente existem empresas no mercado pet, registradas no Ministério da Agricultura, que preparam as dietas terapêuticas com ingredientes fresco, conforme a formulação de médicos veterinários.
Gostou deste artigo? Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco por meio do número (41)999164150.
Por M.V. Elisabeth Stapenhorst – Nutrologia Veterinária
Deixe um Comentário