AT-502 A Ozonioterapia pode ajudar o seu pet: saiba mais! – CIEV

A Ozonioterapia pode ajudar o seu pet: saiba mais!

A Ozonioterapia pode ajudar o seu pet: saiba mais!

A Ozonioterapia ganhou  visibilidade por seus excelentes resultados e suas propriedades imunomoduladoras, principalmente em pacientes que apresentam alguma resistência a medicamentos. Trata-se de uma técnica que foi descoberta na Alemanha por Friedrich Christian e vem sendo utilizada para fins medicinais desde 1840.

O ozônio medicinal é obtido através de um equipamento chamado gerador de ozônio. Essa técnica é muito utilizada para auxiliar os métodos terapêuticos convencionais em diversas patologias.

Mas de que maneira podemos utilizar dessa técnica na clínica veterinária? Primeiro precisamos conhecer um pouquinho mais dessa modalidade terapêutica. Confira!

O que é a Ozonioterapia?

A Ozonioterapia é uma forma de oxigenioterapia, onde um átomo de oxigênio extra é adicionado ao O2 e forma o O3. Esse processo de ativação aumenta o efeito terapêutico do oxigênio. Ela é uma técnica minimamente invasiva e indolor.

Como o Ozônio age?

O Ozônio estimula o sistema antioxidante agindo na membrana celular,  normalizando o transporte de membranas e promovendo a síntese de colágeno e elastina. Esse processo umedece a pele, aumenta o transporte de oxigênio em até 10 vezes e possui ação bacteriana, bactericida, virucida além de aumentar o número de fibroblastos.

A aplicação desse gás em tecido vivo, gera espécies reativas de oxigênio, que são os agentes naturais mais efetivos contra patógenos resistentes a antibióticos. Dessa maneira, ele provoca oxidação da membrana celular e componentes citoplasmático, causando a morte de microrganismos.

Para que ela é indicada?

Ela apresenta 3 grandes focos de atuação, como terapia adjuvante:

Ação antisséptica: feridas contaminadas e de difícil cicatrização, otite, cistite aguda ou crônica, entre outras.

Ação anti-inflamatória: doenças osteomusculares, lombalgia, artrite, artrose, displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, dor crônica, osteomielite.

Ação imunomoduladora: Dermatopatias, alergias, atopia, papilomavírus, doenças debilitantes, tumores, cinomose.

Ela tem alguma contra indicação?

Não é recomendada a utilização do ozônio por via inalatória, pois em quantidade ele é tóxico. Outro cuidado importante é utilizar a Ozonioterapia com cautela em animais anêmicos. Por esse motivo, antes do início do tratamento com Ozonioterapia, é fundamental passar por avaliação e exames de rotina.

Quais as formas de aplicação da Ozonioterapia?

Ela pode ser aplicada por vias subcutânea, intramuscular, intravenosa pela ozonização de solução fisiológica ou o próprio sangue do animal. Além de ser usada por via tópica, seja utilizando o gás sobre feridas e tumores, ou através da utilização do óleo ozonizado e por insuflação retal. A via utilizada vai depender do quadro do paciente e da sua aceitação.

Qual a frequência das aplicações?

A frequência depende da patologia que está sendo tratada. Em casos de feridas pode ser aplicado diariamente, já para função imunomoduladora e anti-inflamatória pode ser realizada duas vezes por semana ou uma vez por semana, a depender do caso. Além disso podem ser realizadas sessões de manutenção mensais ou trimestrais.

Tem dúvidas se a Ozonioterapia é indicada para seu pet? Entre em contato conosco pelo número (41)999164150.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tel.: (41) 3024-3443
WhatsApp: (41) 99916-4150
Vista Alegre . Curitiba.PR
Rua André Zanetti, 144